Barcelona
Boa Vista
Centro
Cerâmica
Fundação
Jardim São Caetano
Mauá
Nova Gerty
Olímpico
Oswaldo Cruz
Outros
Prosperidade
Santa Maria
Santa Paula
Santo Antônio
São José

 
BAIRRO JARDIM SÃO CAETANO

Localiza-se entre os bairros São José e Mauá, limitando-se com São Bernardo do Campo pelo ribeirão dos Meninos. É limitado pelas ruas Justino Paixão e Vitória com o Bairro Nova Gerti. A antiga Estrada das Lágrimas, que se inicia em São Paulo, separa o Jardim São Caetano da Vila São José.

É unicamente residencial, com casas em estilo arrojado. Por ter sido planejado é o que tem maior uniformidade e um dos mais bonitos da cidade.

São referências importantes do bairro o bosque da Vila São José, a Escola Técnica Jorge Street e o fórum da cidade.

Monumentos

1. Monumento ao Maçom
2. Busto - Mãe Preta
3. Monumento ao Poder Judiciário

Título da Obra: Munumento ao Maçom
Autor: Arquiteta Sonia Maria Shiraishi
Material: Concreto e metal
Pedestal: Concreto
Localização: Praça do Maçom, na confluência da Estrada das Lágrimas com a Praça Joviano Pacheco Aguirre.
Data da Instalação: 14/12/1991.
Inscirções: "Liberdade, igualdade e Fraternidade".
Dizeres da Placa: "Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul - Praça do Maçom. A instituição que cultiva a Justiça e a Perfeição e busca uma grande integração universal deve ser reverenciada pela Comunidade Mundial. São Caetano do Sul presta reverência à sublime instituição da Maçonaria. Luiz Olinto Tortorello, Prefeito Municipal, São Caetano do Sul, novembro de 1991".
Histórico da Obra: Monumento revestido em granito cinzo corumbá, com o símbolo da Maçonaria em alto relevo, na cor preto-tijuca, em duas faces (N-S). Utilizam-se símbolos significativos para esta entidade, tais como: a pirâmide, os três canteiros de flores, a placa com os dizeres: "Liberdade, Igualdade e Fraternidade"; a pedra bruta e a polida.
Dados Biográficos do Autor: Vide ficha anterior.
Fonte de Pesquisa: Entrevista com a autora do projeto, Processo nº 5.018/91.

Título da Obra: Homenagem à Mãe Preta
Autor: Escultor Agenor Francisco dos Santos (restaurado por José Bernardo Salazar).
Material: Madeira/ Fibra de vidro
Pedestal: Alvenaria pintada de branco
Localização: Estrada das Lágrimas, bosque da Vila São José.
Data de Instalação: dezembro de 1967.
Dizeres da placa: "Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul. Homenagem à Mãe Preta. Dezembro de 1967. (Administração H. Walter Braido)".
Histórico da Obra: Realizada no ano de 1967. O trabalho foi feito em madeira e ficou no bosque da Vila São José. No ano de 1992 ela se encontrava totalmente danificada pela ação do tempo e por cupins. Foi restaurada em 1993 e mantida no mesmo local.
Dados Biográficos: Agenor Francisco dos Santos nasceu em Alagoinhas, Estado da Bahia, a 14/5/1932. Filho do carpinteiro Tertuliano Sikilo dos Santos, de origem africana, e de Importília Marques de Jesus, descendente de imigrantes chineses e portugueses. Escultor desde os sete anos de idade, suas primeiras obras estão no convento dos capuchinhos, em Alagoinhas, onde esculpiu todas as portas e portões de madeira com motivos religiosos e, ainda, inúmeras imagens em cedro. Nunca frequentou escolas. Seu prendor artístico foi desenvolvendo-se naturalmente. Esculpiu também em barro e foi restaurador do Museu da Arte Sacra da Bahia.
Fonte de Pesquisa: Jornal de São Caetano, 18/9/1962.

Título da Obra: Monumento ao Advogado
Autor: Arquiteta Sonia Maria Shiraishi
Material: Concreto
Pedestal: Concreto ajardinado
Localização Estrada das Lágrimas com Rua Vitória.
Data de Instalação: 1991.
Dizeres da Placa: "Prefeitura Municipal de São Caetano Monumento ao Advogado". "Este espaço a cidade dedica ao advogado. A tábua da lei é o império da ação enérgica e sacerdotal estampado no trabalho daqueles que cultivam o direito de cada cidadão: Luiz Olinto Tortorello - Prefeitura Municipal. São Caetano do Sul, novembro de 1991."
Histórico da Obra: Monumento erigido em homenagem aos advogados representando o livro com os XII mandamentos a justiça e a coluna grega, simbologia da origem da classe dos juristas.
Dados Biográficos do Autor: Vide descrição anterior.
Fontes de Pesquisa: no local e entrevista com a autora.